Notícias

O dia a dia com o Apple Watch

Estamos chegando no dia do lançamento oficial do Apple Watch, dia 24 de abril de 2015. Desde o mês passado a Apple entregou relógios para vários jornalistas de revistas especializadas no mundo inteiro para que eles utilizassem e dessem seus comentários.

Separamos aqui os comentários de Nilay Patel do site The Verge que fez um ótimo relato do seu dia a dia com o Apple Watch. Abaixo segue versão em português da sua matéria.

“O Apple Watch é um dispositivo extremamente pequeno e pessoal. Ele foi projetado para participar de quase todos os momentos do seu dia-a-dia, mas sem interagir diretamente com outra pessoa. Ele sabe quando você o está vestindo. Você pode falar com ele. Você pode toca-lo e ele pode tocar você. De vez em quando, o Apple Watch sente o seu batimento cardíaco.

O Apple Watch é o primeiro produto da Apple inteiramente novo nos últimos cinco anos, e o primeiro produto desenvolvido após a morte de Steve Jobs. Ele está cheio de novidades, possui um novíssimo hardware, software totalmente redesenhado além de inúmeras novas ideias cruzando o mundo da moda e o da tecnologia.

É também o primeiro smartwatch que pode legitimamente se tornar uma tendência de mercado, mesmo com concorrentes lançando vários outros modelos. A Apple tem a proeza do marketing ao seu favor, a sua rede de lojas de varejo e uma enorme determinação para realmente fazer isso acontecer.

Mas para isso, o Apple Watch só tem que responder a uma pergunta: Você realmente usaria o relógio da Apple em vez de seu telefone?

Bom dia

Segundo Nilay Patel do site The Verge, o Apple Watch é um pouco lento. Não há como fugir disto. Quando você utiliza o Apple Watch diariamente, por várias vezes ele engasga ao carregar por exemplo notificações. Quando o Apple Watch precisa puxar informações de localização e dados do seu iPhone através de Bluetooth ou Wi-Fi ele acaba levando um longo tempo. Às vezes, os aplicativos demoram uma eternidade para carregar e às vezes aplicativos de terceiros nunca são carregados. Algumas vezes ele para de responder por alguns segundos enquanto está pensando e em seguida ele volta. 🙂

A Apple disse que as futuras atualizações de software irão abordar estas questões de desempenho, mas por enquanto os aplicativos estão disponíveis sem preocupações de desempenho. Vestir um smartwatch como o Apple Watch é muito mais do que carregar seu smartphone no seu bolso; você está literalmente inserindo a tecnologia em seu corpo o que permite ao Apple Watch toca-lo e medi-lo enquanto você mostra seu smartwatch para o resto do mundo. Mas se o relógio é lento e demora para responder eu vou retirar meu telefone do bolso; e se eu continuar tirando meu telefone do bolso eu nunca vou utilizar o relógio.

Estas manhãs tem sido cheias de auto-reflexão, alertas de trabalho intermitentes em toda uma série de dispositivos que são tudo menos importantes do que meu telefone. Eu amo o meu telefone. Todos amam o seu telefone. A única questão real que o Apple Watch precisa responder é “por que eu iria usar isso em vez do meu telefone?”. As respostas até agora não são muito boas; parece que o Apple Watch consegue fazer um pouco de tudo ao invés de uma única coisa muito bem.

O relógio

Como objeto, faz sentido que o relógio seja mais quente, mais aconchegante que os telefones, tablets e laptops da Apple. Ele precisa convidar você a toca-lo e leva-lo com você o tempo todo. Com certeza ele possui mais sensores e poder de processamento do que qualquer um poderia ter sonhado há algumas décadas atrás. É um supercomputador em seu pulso, mas é um pouco mais redondo do que eu esperava, quase igual a primeira geração do iPhone. É incrível a alta tecnologia embarcada, uma obra-prima da engenharia que tem até a cara do Mickey Mouse. É essencialmente Apple.

Ele é também surpreendentemente pesado. Eu notei quando eu estava usando e todos que seguraram o Apple Watch comentaram sobre o seu peso. Ao todo o Apple Watch não é leve o suficiente para passar despercebido, mas também não é tão pesado para lhe incomodar.

No lado direito do relógio você vai encontrar uma roda de rolagem chamada “Digital Crown” e um botão dedicado (o nome oficial é apenas “botão lateral”) que abre sua lista de favoritos com um simples toque e ativa o Apple Pay com dois toques. Este botão lateral é um pouco confuso. Ele parece um botão de liga e desliga ou sei lá o que.

Sensores da parte traseira

Na parte de trás do relógio, há uma pequena cúpula que mantém o sensor ótico de frequência cardíaca e o sistema de carregamento indutivo. Você também vai encontrar um par de botões que liberam as pulseiras. Eles estão alinhados com a caixa do relógio e é relativamente fácil de pressionar. Ao pressiona-lo as bandas da pulseira deslizam para a direita e para fora. Você pode trabalhar com o relógio em qualquer orientação de tela com uma simples configuração no app do iPhone – uma benção para os canhotos. O sistema de encaixe das pulseiras é bem simples, então espere para ver toneladas de pulseiras de terceiros; a Apple diz que não tem nenhum problema com isso. O Apple Pay é o meu recurso favorito no relógio.”

Apple Pay

No seu pulso

No momento que você realmente começa a viver com o relógio, rapidamente se torna claro que existem três principais maneiras de usa-lo: a face do relógio, a tela de aplicativos e o app de comunicações.

Quando você levanta seu pulso, automaticamente o Apple Watch liga e lhe mostra a tela do relógio para você ver as horas como se fosse um relógio normal. O aplicativo de treino pode ser usado a qualquer momento para você verificar as estatísticas de exercício rapidamente quando estiver treinando.

O tempo para dizer

O Apple Watch não é somente um grande relógio. Se ele só fosse um relógio já seria competitivo, mas quando você personaliza a face do relógio e utiliza pela primeira vez o “Force Touch” tocando um pouco mais forte na tela, você interaje de maneira personalizada com seu relógio. Por enquanto você não pode personalizar a face do seu relógio da sua maneira nem comprar novas faces na loja. Você só pode utilizar as faces pre-determinadas. Com certeza essa é uma clara oportunidade desperdiçada pela Apple, porém só o tempo para dizer.

Você pode acessar a matéria na íntegra através deste link: http://www.theverge.com/a/apple-watch-review

Aprenda em 4 minutos como usar seu Apple Watch
Previous post

Aprenda em 4 minutos como usar seu Apple Watch

Apple publica mais 4 vídeos tutoriais sobre o Apple Watch
Next post

Apple publica mais 4 vídeos tutoriais sobre o Apple Watch

watchdicas

watchdicas